ATLAS INDÚSTRIA DE ELETRODOMÉSTICO LTDA.

Uma empresa brasileira com mais de 65 anos de existência no mercado de fogões no Brasil. Presente em mais de 15.000 pontos de vendas, a Atlas Eletrodomésticos atende aos principais varejistas.

Em sua planta industrial de 34.000m², localizada em Pato Branco-PR, possui capacidade de produção de 2 milhões de peças/ano, atendendo ao mercado brasileiro e exportando para 3 continentes.

Sempre administrando seu desenvolvimento dentro desta filosofia de criar excelência em eletrodomésticos, a Atlas investe gradualmente na produção de modelos com designs cada vez mais modernos, alinhados com tendências mundiais e expectativas do novo consumidor.

Suas diferentes linhas vão muito além da qualidade, beleza, tecnologia e confiabilidade. Os produtos Atlas também têm preços que justificam plenamente seu reconhecimento pela crítica especializada como excelência em custo-benefício.

A história da Atlas se traduz em crescimento inteligente, ao produzir e oferecer excelentes produtos para todas as faixas de renda, de qualidade e robustez, feitos para durar sem custar mais por isso. Por que depois de tantos anos, a Atlas Eletrodomésticos descobriu que a sua felicidade também é fazer o seu mundo mais feliz!

DÉCADA DE 40

Theóphilo Petrycoski conheceu Maria Luisa Crestani, com quem se casou e montou uma metalúrgica de aproximadamente 70 metros quadrados em estrutura de madeira bruta e chão batido, ao lado da casa da família, em Erebango, no norte gaúcho.

A atividade aos poucos prosperava. A família com o apoio de três funcionários e alguns aprendizes produzia carroças, charretes, grades, implementos para agricultura de tração animal, ferraduras e passaram a reparar e montar fogões a lenha, com matéria prima e insumos adquiridos em Porto Alegre (RS).

1945

Vendo ampla migração de moradores do Rio Grande do Sul para o Paraná Theóphilo resolveu ver o que atraía tanta gente e definiu que se mudaria para Vila Nova, distrito de Clevelândia (hoje Pato Branco).

1949

Década 40

DÉCADA DE 50

Ano em que começa a história da Atlas Eletrodomésticos. É criada em Vila Nova a Theóphilo Petrycoski e Cia Ltda funilaria e ferraria, instalada em casa de madeira bruta, de 80 m², num dos lados da casa efetuavam consertos e a produção semiartesanal de fogões, calhas, alambiques, formas, tachos, baldes, chaminés e diversos produtos metalúrgicos. No outro comércio de materiais de construção, cerâmicas, utensílios domésticos.

1952

Theóphilo Petrycoski e seus familiares vivenciaram o processo de emancipação da Vila Nova, que passou a ser chamada de Pato Branco. Paralelamente algumas peças de fogões a lenha passaram a ser cromadas e esmaltadas, com o apoio de terceiros em Porto Alegre (RS).

1953

O fogão a lenha Gabinete Petrycoski conquistou o primeiro lugar no Setor da Indústria Metalúrgica na Exposição e Congresso Internacional do Café, em Curitiba, durante as comemorações do Centenário do Paraná.

1955

Eram produzidos cerca de 40 fogões por mês, num trabalho duro e que eventualmente iniciava de madrugada e outras vezes se estendia até às 21 horas

1956

A relação como cliente assíduo da Empresa J. A. Pens, de Porto Alegre, gerou uma surpresa para Theóphilo Petrycoski, que acabou ganhando um carro importado num sorteio. Tendo a visão de ampliar o negócio, ele vendeu o veículo e adquiriu matérias primas e novas ferramentas para produção.

1957

A empresa realizou a venda de um fogão a lenha no dia 8 de outubro de 1957, para Luiz Giglioli, emitindo a nota fiscal número 1.149, hoje no acervo histórico da Empresa.
Década 50

Década 50

Década 50

DÉCADA DE 60

Theóphilo e Paulino Sartor.

A Indústria foi transferida para as novas instalações, na rua Brasília, em 800 metros quadrados de área.

1964

A venda de produtos como ferragens, utilidades para o lar e materiais de construção passou a perder espaço para a produção de fogões, que passou a ser a atividade base.

1968

Theóphilo Petrycoski adquiriu em São Paulo, um forno de esmaltação, tipo Mufla - periódico – com capacidade para 25 fogões por dia.

1969

Década 60

DÉCADA DE 70

A empresa produzia cerca de 300 fogões a lenha por mês.

1971

Como a energia elétrica era muito cara - para a redução dos custos de produção - Theóphilo Petrycoski adquiriu uma pequena usina hidrelétrica, em Mariópolis, localizado a 17 km de Pato Branco. No mesmo ano Irani Petrycoski assumiu a gerência da Empresa.

1972

A família Mufatto encomendou 500 fogões, o que foi motivo de comemoração.

1979

Surgiu a nova razão social: Indústria de Fogões Petrycoski Ltda. Valdir Petrycoski - também filho do fundador - passou a dirigir a Indústria.
Década 70

DÉCADA DE 80

Foi concluída a transferência da estrutura para novo endereço: BR 158, Km 521, onde permanece instalada.

Foram adquiridos equipamentos para ferramentaria e iniciada a produção de matrizes - ferramentas - para aumento da produção.

1981

Claudio Petrycoski, passou a presidir a Empresa.

1983

O Plano Cruzado assegurou bons resultados para a Indústria que produzia mais de dois mil fogões a lenha mensalmente.

1985

Claudio Petrycoski liderou a aquisição de todo maquinário e ferramental do processo produtivo de fogões a lenha e a gás da Indústria de Fogões Walter, pertencente a Muller Irmãos, de Curitiba. Quando se iniciou a produção em Pato Branco era alcançada a “extraordinária” quantidade de 15 fogões a gás por dia. Três semanas já produzia 40 unidades a gás por dia.

1987

Década 80

DÉCADA DE 90

1991

Iniciou a exportação de fogões para países da América Latina.

1993

A Indústria estava evoluindo. Eram produzidos cerca de 250 fogões à gás e 90 à lenha por dia.

1994

A empresa recebe da Associação Comercial e Industrial do Paraná o "Prêmio Excelência Empresarial".

1995

A produção foi ampliada para 500 fogões a gás e 250 a lenha/dia.

1996

A Indústria de Fogões Petrycoski passa a ser denominada Atlas Indústria de Eletrodomésticos Ltda. Uma grande festa de lançamento, que contou com a presença de mais de 400 clientes, teve destaque especial na Expopato (Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Branco). Aí já eram fabricadas 1.100 unidades/dia.

1997

Conquista o Prêmio Top de Marketing, da ADVB-PR com o projeto Fênix que evidenciou a mudança de nome de Fogões Petrycoski para Atlas Eletrodomésticos.
Década 90

ANOS 2000

A Atlas comemorou meio século de desenvolvimento e se posicionava como a maior indústria de fogões do Sul do país, inclusive exportando seus produtos para mais de 30 países.

Eram três mil fogões produzidos ao dia quando Claudio Petrycoski conquistou a medalha e o diploma do Mérito Industrial concedido pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

2001

A Atlas Eletrodomésticos foi a única do Brasil a conseguir conceito máximo "A" nas avaliações Conpet/ Inmetro e da Eletros em toda a linha de produtos, no lançamento do Programa de Certificação em Segurança e Economia. Conquistou pela segunda vez o "Prêmio Top de Marketing", concedido pela ADVB, no Projeto João de Barro.

2002

Iniciou a produção de lava-louças, lava-roupas e secadoras de roupa em Caxias do Sul - RS, em estrutura anteriormente pertencente à Enxuta, tradicional empresa de eletrodomésticos do Sul do país. Implantou uma unidade montadora em Feira de Santana - BA.

2003

Claudio Petrycoski foi eleito líder Setorial Nacional do Segmento de Eletrodomésticos do Fórum de Líderes, com sede em Belo Horizonte - MG.

2005

Obteve novo reconhecimento do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural - Conpet - pela exemplar economia proporcionada pelos seus produtos. Foi a única marca a obter conceituação máxima "A" em toda a Linha de Produtos em avaliações do Conpet/Inmetro, nos quesitos segurança e economia.

2006

A direção optou por separar a produção de fogões a lenha e a gás. Com isto foi criada a nova unidade industrial que passou a sediar a Indústria de Fogões Petrycoski.

2007

A Atlas Eletrodomésticos, após amplo estudo mercadológico, apresentou a nova linha de fogões U.Top, com design e atributos diferenciados.

2009

Atlas Eletrodomésticos comemora a conquista do Top de Marketing – Categoria Indústria

2011

ANOS 2000 ANOS 2000 ANOS 2000

PROJETOS SOCIAIS

A Atlas Eletrodomésticos busca manter iniciativas que vão muito além da produção industrial. Uma postura cidadã que gera desenvolvimento humano, através do preparo cultural, esportivo, da profissionalização de pessoas e do respeito ao meio ambiente.

Parceria com ipg Parceria com ipg
Parceria com ipg

PARCERIA COM IPG

Dentro da Lei de Incentivo à Cultura a Atlas Eletrodomésticos mantém diversos trabalhos em parceria com o Instituto Prosdócimo Guerra. Através do Instituto que tem em Sócrates Petrycoski (Superintendente da Atlas Eletrodomésticos) seu vice-presidente são realizadas oficinas de artesanato, de arte, de ensino de idiomas e há um suporte especial para as crianças que participam no final de cada ano da apresentação do Coral de Mil Vozes Atlas/Sementes Guerra.

Inclusão atlas Inclusão atlas
Inclusão atlas

INCLUSÃO ATLAS

Contamos com o trabalho de mais de 27 colaboradores portadores de necessidades especiais em diferentes setores da empresa: Montagem, Expedição, Almoxarifado, Pintura e Esmaltação A Atlas auxilia financeiramente a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, entidade não-governamental que mantém atividades pedagógicas, atendimento médico, suporte psicológico e social, além de disponibilizar cursos profissionalizantes e inclusão de alunos no mercado de trabalho.

SEMENTES DO AMANHÃ SEMENTES DO AMANHÃ
SEMENTES DO AMANHÃ

SEMENTES DO AMANHÃ

A Atlas Eletrodomésticos apóia a Fundação Patobranquense do Bem Estar - FUNDABEM. É uma entidade social não-governamental que atende crianças e adolescentes com dificuldades pessoais. Recebem atividades recreativas, de reforço escolar, culturais e de profissionalização. Além disso, seus pais recebem preparo dentro do Programa de Educação de Jovens e Adultos.

CENTRO ATLAS DE EXCELÊNCIA NO TCHOUKBALL CENTRO ATLAS DE EXCELÊNCIA NO TCHOUKBALL
CENTRO ATLAS DE EXCELÊNCIA NO TCHOUKBALL

CENTRO ATLAS DE EXCELÊNCIA NO TCHOUKBALL

Professores de Educação Física mantém atividades de preparo a jovens com interesse em conhecer melhor o Tchoukball. Trata-se de um esporte que integra plasticidade, inclusão, amplo uso de estratégia e o mais importante: sem a violência, pois não há contato físico.

É o esporte da paz. Pessoas com diferente condição física, ambos os sexos e qualquer idade podem praticá-lo. Os resultados são visíveis para Pato Branco: Campeão da Taça Brasil de Tchoukball em 2005; Campeão da Taça Brasil de Tchoukball Beach (Copacapana RJ) em 2006; Primeiro Lugar Campeonato Paulista de Tchoukball em 2006 e Campeão Sul Americano de Tchoukball em Concórdia, Argentina, em 2006 nas categorias masculino e feminino. Contando, também, com seis atletas que participaram da Seleção Brasileira em três mundiais. Claudio Petrycoski, presidente do Conselho de Administração da Atlas, sempre enfatiza que o Tchoukball é muito mais do que um esporte: um conceito, um ideal.

A Atlas foi patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Tchoukball que participou dos mundiais da Inglaterra (2004) e Suíça (2005). Os atletas patobranquenses Satiro Bertuol Júnior, Paulo Ferronatto, Luiz Mendes, Cristiano Simionatto, Sérgio Deufino e Jonas Mackievicz foram patrocinados pela empresa na participação em mundiais atuando como titulares da Seleção Brasileira.

A CHAMA VIVA DAS TRADIÇÕES A CHAMA VIVA DAS TRADIÇÕES
A CHAMA VIVA DAS TRADIÇÕES

A CHAMA VIVA DAS TRADIÇÕES

A empresa há mais de 12 anos patrocina ações de resgate a tradição gaúcha. O CTG Tarca Nativista, de Pato Branco - PR, é uma das entidades que obteve nos últimos anos o maior número de conquistas em eventos que resgatam e difundem o tradicionalismo, havendo destaque para suas invernadas de dança.

SEM FRONTEIRAS SEM FRONTEIRAS
SEM FRONTEIRAS

SEM FRONTEIRAS

Através do Instituto Prosdócimo Guerra crianças recebem aulas de Esperanto que é a Língua Internacional com mais de 100 anos, sendo reconhecido como de valor cultural pela Unesco, que recomendou seu ensino para todos os países membros das Nações Unidas.

Falado por mais de um milhão de pessoas no mundo, está entre os 13 idiomas mais usuais na Internet. Tem raízes do Latim, apresenta fragmentos do Inglês, do Espanhol, do Português, do Francês. Vantagens: Facilidade de aprendizado. Considerado por alguns muitas vezes mais fácil que o Inglês; garante o conceito de igualdade entre os povos e permite amizades e intercâmbios internacionais. Um idioma universal que não privilegia poucas nacionalidades. A idéia de construir um mundo mais igualitário levou a Atlas Eletrodomésticos a patrocinar a propagação do idioma, sendo a grande incentivadora do Encontro Internacional de Jovens Esperantistas - IJKm, que, em 2005, reuniu em Pato Branco participantes de 23 nacionalidades.

Em Pato Branco, na localidade de Nova Espero, o fundador do Esperanto, humanista e poliglota polonês Lázaro Zamenhof, recebeu uma homenagem especial através da construção de um grande portal, em obra com utilização de ferro, de autoria do artista plástico Kalu Chueiri. O trabalho, com o IJK, recebeu seis páginas de destaque na revista de circulação nacional "Isto É".

ARTE NA RUA ARTE NA RUA
ARTE NA RUA

ARTE NA RUA

Pato Branco conta com monumentos especialmente elaborados sob acompanhamento do presidente Claudio Petrycoski que, além de diferentes, são ícones de atratividade no município.

O Portal de Nova Espero, distrito de Pato Branco exalta a comunicação entre os povos num reconhecimento ao criador do Esperanto, Lázaro Zamenhof.

O mural com imagens em baixo relevo do Parque Industrial Theóphilo Petrycoski, especialmente elaborado pelo artista plástico de Cascavel, Nelson Joseffi evidencia a saga dos pioneiros da metalurgia e reconhece o papel de Theóphilo na indústria local. E há ainda o monumento de Kalu Chueiri, do Metalúrgico que, com mais de 12 metros de altura exalta o reconhecimento as pessoas que construíram o segmento e o apoio da Atlas Eletrodomésticos ao Tchoukball e ao Esperanto.

CORAL CHAMA VIVA CORAL CHAMA VIVA
CORAL CHAMA VIVA

CORAL CHAMA VIVA

Momentos especiais são oportunizados através do Coral Chama Viva, com mais de 14 anos de história. Com cerca de 30 componentes apresenta canções em português, latin e esperanto. Durante oito anos a Atlas Eletrodomésticos também manteve o Coral Chaminha, formado por crianças.

ATLAS PATOART ATLAS PATOART
ATLAS PATOART

ATLAS PATOART

O desenvolvimento através da expressão teatral é há mais de 12 anos incentivado pela Atlas Eletrodomésticos que patrocina o Grupo Teatral Atlas Patoart que obteve reconhecimento em eventos estaduais pela criatividade de suas apresentações.

O Grupo conta com cerca de 20 componentes e realiza a apresentação no idioma Esperanto, inclusive com peças contratadas nos congressos brasileiros e Mundial de Esperanto. Apresentações em Brasília (DF), em Fortaleza (CE), em Petrópolis (RJ) e outros pontos do país e do mundo.

Recentemente apresentou duas peças no Teatro Guairinha, dentro da Mostra do Projeto Piloto de Oficinas Continuadas em Teatro, evento da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.

MEMÓRIA VIVA MEMÓRIA VIVA
MEMÓRIA VIVA

MEMÓRIA VIVA

Buscando formar um museu a Atlas Eletrodomésticos está realizando a coleta de fogões antigos, máquinas, equipamentos e utensílios que retratem a evolução do produto e do processo de fabricação, desde a fase de montagem semi-artesanal de fogões a lenha.

Dentro do trabalho de resgate foi adquirida a bigorna utilizada por Theóphilo Petrycoski, em Erebango - RS, no início de trabalhos em sua ferraria e funilaria na década de 40.

ESPORTE ATIVO ESPORTE ATIVO
ESPORTE ATIVO

ESPORTE ATIVO

O Ginásio Esportivo da Associação dos Funcionários das Indústrias Petrycoski - AFIPE, apresenta uma das mais avançadas tecnologias para prática esportiva no interior do Estado. São duas quadras oficiais de futsal e para a prática de outras atividades dotadas de um sistema de amortecimento de impactos. Ou seja: os atletas correm e a própria estrutura abaixo do piso em madeira minimiza o impacto. Tudo numa estrutura arquitetônica moderna e que valoriza os colaboradores da Empresa. Gradativamente astá Empresa esta ampliando a infraestrutura.

NATAL DOS SONHOS NATAL DOS SONHOS
NATAL DOS SONHOS

NATAL DOS SONHOS

Patrocínio especial ao Coral 1000 Vozes Anualmente milhares de pessoas se concentram em frente a Igreja Matriz de Pato Branco para a apresentação do Coral de 1000 Vozes Atlas/Sementes Guerra. Um show transmitido em rede estadual que chama atenção por belas coreografias e uma sonoridade incrível.

CANARINHOS CANARINHOS
CANARINHOS

CANARINHOS

A Atlas patrocinou diversos CDs musicais com destaque para o "Arretirança" de Família Facete.

ESCRITAS QUE FICAM ESCRITAS QUE FICAM
ESCRITAS QUE FICAM

ESCRITAS QUE FICAM

A Atlas Eletrodomésticos é a maior apoiadora regional ao desenvolvimento literário.

Tanto que patrocinou os livros "Tempos Belicosos; de Rafael Sega, com uma reedição sobre a Revolução Federalista; No fogo o brilho e a história de um povo, livro infanto-juvenil sobre a história da indústria em Pato Branco, de Elizabeth Maria Chemin e Néri França Fornari Bochese; Prática reflexiva de professores; possibilidades e limites, de Dirceu Ruaro, sobre novas metodologias de ensino para adultos;

Estudo de Fatores-chave no itinerário de um agricultor, de Agostinho Barrinuevo, envolvendo as experiências vividas com as casas familiares rurais; Retorno 2 - Pato Branco na Revolta dos Posseiros de 1957, de Sittilo Voltolini; História e Estórias do Colégio Nossa Senhora das Graças, de Sittilo Voltolini;Rádio Celinauta 45 anos", de Cirene Miotto.

EMPRESA CIDADÃ EMPRESA CIDADÃ
EMPRESA CIDADÃ

EMPRESA CIDADÃ

Pioneirismo no respeito aos colaboradores internos e no comprometimento junto a causas comunitárias.

Esta é uma das bases da Atlas Eletrodomésticos que foi pioneira no subsídio total aos trabalhadores em seu transporte de casa ao local de trabalho e vice-versa. Uma iniciativa adotada mesmo antes de surgirem legislações específicas sobre o assunto. No refeitório a alimentação dos colaboradores é acompanhada por nutricionistas e apresenta valores simbólicos sendo uma forma a mais de incentivo a quem atua na empresa.

E mais:a Empresa está presente em praticamente todas as ações de interesse comunitário participando com colaboradores internos e dirigentes ou até mesmo apoiando financeiramente.

RECEBA NOVIDADES, LANÇAMENTOS E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS